Se você sempre busca estar antenada no mundo da moda já deve ter ouvido falar sobre moda autoral por aí. Mas a verdade é que a moda autoral está ocupando e expandindo seu espaço no mercado tradicional de moda. E se o significado termo ainda não ficou tão claro para você, chegou a hora de entender porque essa é uma tendência que veio para ficar.

Nós sabemos que de um lado, a indústria fashion ainda insiste no “see now, buy now”, renovando coleções mensalmente, muitas vezes até semanalmente, contribuindo para um consumismo excessivo. De outro, na contramão das tendências momentâneas, nós temos o mercado de slow fashion, que surgiu para trazer um pouco de consciência ética para o universo fashionista. E é nessa tendência que a moda autoral ganha cada vez mais espaço.

Entenda: moda autoral é muito mais do que você imagina!

Você deve estar se perguntando “mas o que exatamente é isso?”ou “como funciona?”. Em primeiro lugar, vamos a uma conceituação etimológica do termo “autoral”. Essa é uma palavra derivada de outra, que é “autor” e significa, basicamente, as criações de obras de autores (sejam elas artísticas, científicas e por aí vai).

Enfim, parece que fomos muito a fundo e ficou complicado? Calma! Nós só trouxemos essa explicação porque é muito importante para entender a essência do que é a moda autoral. Que basicamente significa: tudo aquilo que é produzido por alguém que fica realmente próximo da sua criação, seja na criação/confecção ou até mesmo na venda.


A verdade é…

moda autoral está muito ligada à arte e a forma de expressão, afinal, são artistas, desenhando peças exclusivas e de forma ética, local e sustentável. Porém isso pode causar uma visão negativa sobre esse mercado e também, um estranhamento em quem busca sofisticação e elegância.

Essa visão surge por duas razões principais: o termo moda autoral remete muito a costura, ao handmade, ao trabalho manual, o que faz parecer que a qualidade das peças autorais se perdem ou não estão relacionadas às tendências de moda. E, essa aversão ao termo, está muito relacionada a relação intrínseca que a moda autoral possui com a arte, o que faz com que as pessoas pensem que as peças produzidas acabam sendo muito conceituais, como as de passarela. Mas, viemos te mostrar que não precisa ser assim! 

A verdade é que a moda autoral pode ser contemporânea, moderna, minimalista, cool, ou qualquer outro estilo que você esteja procurando (até mesmo conceitual!). Basta encontrar a marca que mais se adequa ao seu estilo!

Portanto, você pode ir do handmade ao sofisticado com a moda autoral. Acredite, é possível! Visite o nosso marketplace e confira marcas incríveis.

“Moda autoral é transmitir identidade em formas!” 

É nisso que acreditamos! Mas, sabemos que para quem está acostumada a comprar em um ritmo muito acelerado, passar a consumir de forma mais consciente , pode ser um passo difícil de ser dado, mas é transformador.

blazer moda autoral
Fonte: Pinterest

Aqui, nós tratamos a moda autoral como um mercado em ascensão. E não apenas porque hoje muitas pessoas estão interessadas em questões sustentáveis, mas sim porque acreditamos de verdade que é o que há de mais incrível e original em relação a forma de expressão. Entenda um pouco mais a fundo sobre o que nós achamos abaixo!

Identidade

Ser quem você é. É isso que acreditamos que a moda autoral permite que você faça. Esse novo mercado traz não só a defesa da sustentabilidade no mundo fashion, mas também uma originalidade para cada um que busca marcas autorais.

Amor

Moda autoral é amor. É amor porque seus criadores acreditam na arte e na expressão através da forma de se vestir e estão criando peças maravilhosas, para quem realmente acredita que moda também é arte.

Criatividade

É preciso ter muita criatividade para fugir da produção em massa e inovar na criação de peças únicas. A moda autoral precisa ser criativa!

street style
Fonte: Pinterest

Gostou do conteúdo?

Esperamos que você tenha aproveitado o conteúdo! Continue acompanhando as nossas matérias aqui no blog! Em breve traremos algumas tendências de slow fashion e moda consciente para você arrasar em 2020. 

Siga também o nosso Instagram e acompanhe todas as nossas novidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *